quinta-feira, 14 de maio de 2015

ENTREVISTA

 Entrevista


LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Letramento e Alfabetização para Magda Soares são processos interdependentes, pois para entrar no mundo da escrita ocorre simultaneamente esses dois processos, ou seja, a aquisição do sistema convencional da escrita - alfabetização- e pelo desenvolvimento de habilidades no uso do sistema da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita- letramento.
No modelo tradicional a alfabetização precedia o letramento, atualmente tanto alfabetização quanto letramento estão interligados em um processo de aprendizagem simultaneo.
Vivemos em um mundo letrado desde tenra infância, seja em painéis de lojas, farmácia, supermercados, no ambiente familiar através de contos infantis lidos por parentes, as crianças já vem com uma bagagem intensa, pois este contato prévio com a leitura (pode-se ler uma história para uma criança não alfabetizada, ela pode não ter contato com a escrita, mas consegue refletir e analisar a história lida), nos anos iniciais é muito importante o ensino centrado no aluno para que haja uma interação entre aluno-professor, para que a criança desenvolva suas habilidades, construindo sentido ao que lê e escreve, desenvolvendo sua capacidade de análise, crítica e reflexão sobre uma variedade de saber, desde uma leitura de uma bula de medicação a uma receita de bolo, são incontáveis as formas de saber, através da prática da leitura e escrita as crianças desenvolvem sua consciência da importância de aprender e apreender o conhecimento.
Devemos analisar letramento/alfabetização de uma forma ampla, ou seja, apesar de serem aprendizagens simultâneas cada uma tem as particularidades asseguradas. O letramento envolve uma imersão na cultura escrita, participação em experiências variadas como a leitura e a escrita, materiais escritos de vários gêneros e tipos, ampliando o conhecimento para além da sala de aula, do meio familiar, onde a criança possa refletir sobre todos os temas que envolvem a sociedade onde vive, política, cultura, sociedade entre outros. A alfabetização a criança apropria-se da consciência fonológica, codificação e decodificação da escrita, da forma sonora para a forma gráfica da escrita.
A simultaneidade entre alfabetização e letramento cada uma com suas especificidades únicas, mesmo com objetivos diferenciados abrem a porta para uma educação voltada para a formação de cidadãos conscientes de seu espaço no mundo. Não estando assim a mercê das injustiças, preconceitos e regras ditadas por uma classe dominante.


Saiba mais em:
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: muitas facetas. In: Revista Brasileira de Educação, jan./fev./mar./abr., no. 25, 2004, p. 5-17. Disponível em:

. Acesso em: 04 maio. 2015

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