domingo, 31 de maio de 2015

O RESGATE DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA DOS NOSSOS PAIS

TÓPICO: PENSA QUE ACABOU?


TEMA: O RESGATE DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS DA INFÂNCIA DOS NOSSOS PAIS.


O que o aluno poderá aprender com esta aula


Conhecer brincadeiras tradicionais da infância dos seus pais.
Identificar diversas possibilidades de aprendizagem a partir das brincadeiras.
Reconhecer o valor das brincadeiras tradicionais esquecidas ao longo dos anos.
Identificar as brincadeiras como elementos da cultura transmitidos de geração em geração.


Em uma sociedade cada vez mais industrializada com jogos de computadores e brinquedos eletrônicos, passaram a ser mais constante na vida das crianças e tornando assim para a criança uma brincadeira mais individualizada. Nos dias atuais, a maioria das crianças nem se quer deve saber o que são essas brincadeiras antigas que fazem parte da cultura popular. A tecnologia transformou o mundo das crianças, trazendo brinquedos que não exigem a criatividade. Hoje as crianças passam a maior parte do tempo em frente à televisão, computador ou com brinquedos eletrônicos que não exige esforço nenhum. Brinquedos eletrônicos fazem com que a criança brinque sozinha, não havendo uma socialização e troca de experiência entre outras crianças.
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como às de hoje e por isso, tinham que usar mais criatividade para criá-los. Portanto, as crianças criavam seus próprios brinquedos com madeiras, latinhas e sucatas do seu cotidiano. Os brinquedos industrializados da época eram simples, como bolinha de gude, pião, corda, boneca, carrinho de madeiras, os jogos eram os de amarelinha, pular corda, pega-pega, pic-esconde, entre outros da categoria. Todos esses brinquedos e brincadeiras que faziam parte do seu cotidiano estimulavam a criatividade da criança, pois elas criavam e recriavam a todo o momento.
Falar no resgate de brincadeiras, em época onde a cultura popular perde espaço para a era da informática pode parecer antiquado ou no mínimo curioso. Mas com objetivo de criar atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem de forma criativa e prazerosa para a criança, nada melhor do que trabalhar com as cantigas de roda, brincadeiras antigas, parlendas, crendices, acalantos entre outros.

BRINCADEIRAS ANTIGAS X ATUAIS

Antigamente quando as crianças saiam para brincar, eram brincadeiras saudáveis e educativas, o brincar espontâneo e o resgate da cultura popular, trazia um brincar lúdico, como o pega-pega, amarelinha, bolinha de gude, pula corda, cantigas de roda, pião, pipa, bilboquê, esconde-esconde, parlendas, crendices entre muitas outras. Também a brincadeira do faz-de-conta, que se perpetua até hoje e tem um grande espaço na vida infantil.
Hoje as brincadeiras atuais estão ligadas à tecnologia, o vídeo-game, computadores, a televisão é o que distraem as crianças. Isso é preocupante, pois as crianças passam horas em frente à distração eletrônica sem o monitoramento do adulto. Muitas vezes não saem nem para alimentar-se ou alimentam-se sem controle.






As brincadeiras ao ar livre divertem e desenvolvem à coordenação motora e agilidade. Essas brincadeiras e cantigas de roda que passam de geração para geração cultivam a cultura popular. A brincadeira no Ensino Fundamental, principalmente nos anos iniciais é de grande importância no desenvolvimento da criança.














O brincar é essencial na vida de uma criança. Toda criança tem esse direito. Ao brincar ela elabora os seus sentimentos, tanto sentimentos de alegria, tristeza ou até mesmo de angustia. Na medida em que a criança elabora os seus sentimentos ela também compreende melhor tudo que a cerca, as pessoas e o ambiente onde está inserida.
As brincadeiras antigas resgatam valores, onde seus conteúdos têm resultados positivos para a vida da criança. Claro, qualquer tipo de brincadeiras sendo elas antigas ou não, precisa ter um objetivo, uma finalidade para não transformar-se em brincadeiras mecânicas, sem acréscimo na vida, ou seja, sem estímulo a aprendizagem.
As brincadeiras antigas contribuem muito no desenvolvimento das crianças, seja em brincadeiras que envolvem jogo ou construção de brinquedos, ajudando na imaginação, criatividade e auxiliando no desenvolvimento mental, intelectual e social da criança. Ou nas brincadeiras de atividades físicas, ajudando no desenvolvimento motor e seu equilíbrio, e também auxiliando na agilidade de seu corpo.
Por isso, devemos refletir o que é melhor para nossas crianças e qual o momento certo, se ele existe. Pois a tecnologia está aí, cada vez mais avançada, é bom e facilita a vida, mas também às vezes é como se roubassem o lúdico da infância, trazendo brinquedos que não exige a criatividade da criança, onde elas já encontram tudo pronto.
Já o resgate de brincadeiras antigas traz um novo espaço para a cultura popular e, é de grande importância na infância dessa nova geração.

Vídeo de cantigas de roda aplicada na aula de Educação Física no Ensino Fundamental I




RESGATANDO AS BRINCADEIRAS VIDEOS SOBRE O TEMA






REFERENCIAS:









































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