Conhecer brincadeiras
tradicionais da infância dos seus pais.
Identificar diversas
possibilidades de aprendizagem a partir das brincadeiras.
Reconhecer o valor das
brincadeiras tradicionais esquecidas ao longo dos anos.
Identificar as brincadeiras
como elementos da cultura transmitidos de geração em geração.
Em uma sociedade cada
vez mais industrializada com jogos de computadores e brinquedos eletrônicos,
passaram a ser mais constante na vida das crianças e tornando assim para a
criança uma brincadeira mais individualizada.Nos dias atuais,
a maioria das crianças nem se quer deve saber o que são essas brincadeiras
antigas que fazem parte da cultura popular. A tecnologia transformou o mundo
das crianças, trazendo brinquedos que não exigem a criatividade. Hoje as
crianças passam a maior parte do tempo em frente à televisão, computador ou com
brinquedos eletrônicos que não exige esforço nenhum. Brinquedos eletrônicos
fazem com que a criança brinque sozinha, não havendo uma socialização e troca
de experiência entre outras crianças.
Antigamente as crianças
não tinham tantos brinquedos como às de hoje e por isso, tinham que usar mais
criatividade para criá-los. Portanto, as crianças criavam seus próprios
brinquedos com madeiras, latinhas e sucatas do seu cotidiano. Os brinquedos
industrializados da época eram simples, como bolinha de gude, pião, corda,
boneca, carrinho de madeiras, os jogos eram os de amarelinha, pular corda,
pega-pega, pic-esconde, entre outros da categoria. Todos esses brinquedos e
brincadeiras que faziam parte do seu cotidiano estimulavam a criatividade da
criança, pois elas criavam e recriavam a todo o momento.
Falar no resgate de
brincadeiras, em época onde a cultura popular perde espaço para a era da informática
pode parecer antiquado ou no mínimo curioso. Mas com objetivo de criar
atividades pedagógicas que estimulem a aprendizagem de forma criativa e
prazerosa para a criança, nada melhor do que trabalhar com as cantigas de roda,
brincadeiras antigas, parlendas, crendices, acalantos entre outros.
BRINCADEIRAS
ANTIGAS X ATUAIS
Antigamente quando as
crianças saiam para brincar, eram brincadeiras saudáveis e educativas, o
brincar espontâneo e o resgate da cultura popular, trazia um brincar lúdico,
como o pega-pega, amarelinha, bolinha de gude, pula corda, cantigas de roda,
pião, pipa, bilboquê, esconde-esconde, parlendas, crendices entre muitas
outras. Também a brincadeira do faz-de-conta, que se perpetua até hoje e tem um
grande espaço na vida infantil.
Hoje as brincadeiras
atuais estão ligadas à tecnologia, o vídeo-game, computadores, a televisão é o
que distraem as crianças. Isso é preocupante, pois as crianças passam horas em
frente à distração eletrônica sem o monitoramento do adulto. Muitas vezes não
saem nem para alimentar-se ou alimentam-se sem controle.
As brincadeiras ao ar
livre divertem e desenvolvem à coordenação motora e agilidade. Essas
brincadeiras e cantigas de roda que passam de geração para geração cultivam a
cultura popular. A brincadeira no Ensino Fundamental, principalmente nos anos
iniciais é de grande importância no desenvolvimento da criança.
O brincar é essencial
na vida de uma criança. Toda criança tem esse direito. Ao brincar ela elabora
os seus sentimentos, tanto sentimentos de alegria, tristeza ou até mesmo de
angustia. Na medida em que a criança elabora os seus sentimentos ela também
compreende melhor tudo que a cerca, as pessoas e o ambiente onde está inserida.
As brincadeiras antigas
resgatam valores, onde seus conteúdos têm resultados positivos para a vida da
criança. Claro, qualquer tipo de brincadeiras sendo elas antigas ou não,
precisa ter um objetivo, uma finalidade para não transformar-se em brincadeiras
mecânicas, sem acréscimo na vida, ou seja, sem estímulo a aprendizagem.
As brincadeiras antigas
contribuem muito no desenvolvimento das crianças, seja em brincadeiras que
envolvem jogo ou construção de brinquedos, ajudando na imaginação, criatividade
e auxiliando no desenvolvimento mental, intelectual e social da criança. Ou nas
brincadeiras de atividades físicas, ajudando no desenvolvimento motor e seu
equilíbrio, e também auxiliando na agilidade de seu corpo.
Por isso, devemos
refletir o que é melhor para nossas crianças e qual o momento certo, se ele
existe. Pois a tecnologia está aí, cada vez mais avançada, é bom e facilita a
vida, mas também às vezes é como se roubassem o lúdico da infância, trazendo
brinquedos que não exige a criatividade da criança, onde elas já encontram tudo
pronto.
Já o resgate de
brincadeiras antigas traz um novo espaço para a cultura popular e, é de grande
importância na infância dessa nova geração.
Vídeo de cantigas de
roda aplicada na aula de Educação Física no Ensino Fundamental I
gostei das respostas do texto
ResponderExcluir